domingo, 23 de junho de 2019

Trabalho de Recuperação 1º Trimestre - Filosofia Ensino Médio

São propostos vários temas e o aluno escolhe UM para desenvolver.  Especificações: capa, três páginas no mínimo e cada uma separadas para Introdução, Desenvolvimento e Conclusão pessoal.
É obrigatório para quem está em recuperação!
TEMAS:
  1. SOCIEDADE DE CONSUMO;
  2. RELAÇÕES PESSOAIS NA ERA DIGITAL;
  3. CERTEZAS E DÚVIDAS NA REFLEXÃO FILOSÓFICA;

ENTREGA (IMPRORROGÁVEL)
DIA 01/07/2019
Resultado de imagem para FIQUE ATENTO 

3 comentários:

  1. Nome : Aline da Fonseca Nascimento . Turma: 2 ANO
    Tema:CERTEZAS E DÚVIDAS NA REFLEXÃO FILOSÓFICA;
    -Introdução : Diante das dúvidas e das certezas relacionado a filosofia separei algumas perguntas constantemente atualizadas sobre o pensamento filosófico.
    São elas :
    A filosofia pode ser prática?
    A vida vale a pena?
    Porque existe o mal?
    A vida tem sentido sem Deus?

    ResponderExcluir
  2. -Desenvolvimento : Aqui no desenvolvimento irei colocar as respostas dadas á essas perguntas que provavelmente foram respondidas por filósofos .
    .A filosofia pode ser prática?
    A filosofia que não é útil na vida prática pode ser jogada no lixo.
    Fazemos muitas coisas desnecessárias. Coloque num papel as atividades de um dia. Depois veja o que realmente era preciso fazer e o que não era. A lista das inutilidades suplanta quase sempre a das ações imperiosas. O imperador filósofo romano Marco Aurélio, do começo da Era Cristã, louvou a frase de Demócrito em suas clássicas Meditações. Acrescentou que devemos evitar não apenas os gestos inúteis, mas também os pensamentos desnecessários.
    .A vida vale a pena?
    Essa foi a pergunta que um paciente me fez recentemente. Com tantas dificuldades, tanta injustiça, tantas perdas, será que ainda assim vale a pena viver? O que seria tão importante nessa vida a ponto de compensar tanto sofrimento?
    Em termos psicanalíticos, tratar deste tema nos remete aos conceitos de Pulsão de Vida e Pulsão de Morte, trazidos por Freud. Bem resumidamente, a Pulsão de Vida é representada pelas ligações amorosas que uma pessoa estabelece com o mundo, com outras pessoas e com ela mesma, além de incluir o princípio do prazer e as pulsões eróticas (conceitos psicanalíticos). Já a Pulsão de Morte é representada pela agressividade que essa pessoa tem com ela mesma e com o mundo, tendo uma tendência a caminhar para a inércia final (a morte).
    .Porque existe o mal?
    A existência do mal, sobretudo, do moral, é uma pedra de escândalo para os que não crêem, um obstáculo à fé. Por que existe o mal, se Deus é Pai todo poderoso, criador do mundo e cuida de todas as suas criaturas?
    A resposta a esta pergunta só podemos encontrá-la tendo em vista tudo o que ensina a fé cristã sobre a bondade da criação, o drama do pecado, o amor paciente de Deus para com a criatura humana pecadora, as Alianças que fez com o seu povo, a vinda de seu Filho à terra, o dom do Espírito Santo, o chamado da criatura humana à visão eterna de Deus. Visão que ela pode livremente recusar.
    .A vida tem sentido sem Deus?
    No fundo, todos nós cremos que estamos aqui por alguma razão, e que temos alguma missão ou objetivo maior nesta terra do que simplesmente sobreviver até morrer.
    Mas, se Deus não existe, esta vida não tem nenhum propósito objetivo. Todos nós estamos fadados ao inevitável e doloroso processo de morte, que alcançará a uns mais cedo, e a outros mais tarde. Chegará um dia em que não existiremos para sempre, seremos como a poeira espacial, perderemos toda a racionalidade, personalidade e consciência, e nada do que fizemos na terra levaremos conosco para um “além”. Quando este dia chegar, tendo nós sido bons ou maus enquanto em vida, terminaremos todos da mesma forma: como comida para os vermes. Não haverá recompensa alguma para os bons, nem castigo algum para os maus. A nossa existência particular, simplesmente, não faz sentido.
    -Conclusão : Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

    ResponderExcluir

Comentários não relacionados com o objetivo do blog serão sumariamente descartados.