quinta-feira, 27 de junho de 2019

Atividade Extra - Desafio

APENAS PARA APRESENTAÇÃO - Não será recolhida!
Imagem relacionada
1)Durante a Grande Depressão, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) manteve-se relativamente a salvo dos efeitos mais intensos da recessão econômica. Enquanto diversos países capitalistas tiveram que rever suas políticas econômicas, o governo socialista liderado por Josef Stalin exibia pujança econômica e fornecia modelos de planejamento estatal que serviram de inspiração para economistas de todo o mundo.
Que medida punitiva tomada por países capitalistas após a 1ª Guerra Mundial contribuiu para proteger a URSS dos efeitos da crise de 1929?

a)     Isolamento da Rússia por aliança de países limítrofes do país socialista.
b)     Financiamento a Trotsky e seus seguidores para enfraquecer Stalin.
c)      Adoção da Nova Política Econômica (NEP) pelo governo de Lênin.
d)     Expulsão da União Soviética da Liga das Nações.
e)     Invasão do território soviético por tropas alemãs.

2)Apresente dois motivos para a crise financeira de 1929.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)Enquanto a economia balançava, as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942; restou apenas uma borda da Europa e partes da América do Norte e da Austrália. Enquanto isso, avançavam o fascismo e seu corolário de movimentos e regimes autoritários.

A democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo [...]. Uma das ironias deste estranho século é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o incentivo — o medo — para reformar-se após a Segunda Guerra Mundial [...].
(Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995.)

Segundo o texto, a economia balançava e as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942, devido

a)     à crise financeira que culminou com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e à ascensão de projetos totalitários de direita.
b)     ao avanço do socialismo no continente africano e ao armamentismo alemão após a chegada dos nazistas ao poder.
c)      à ascensão econômico-financeira dos Estados Unidos e à Guerra Fria entre Ocidente capitalista e Oriente socialista.
d)     ao desenvolvimento do capitalismo industrial na Rússia e à derrota alemã na Segunda Guerra Mundial.
e)     ao fim das democracias liberais no Ocidente e ao surgimento de Estados islâmicos no Oriente Médio e Sul asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não relacionados com o objetivo do blog serão sumariamente descartados.