Lista de Exercícios de Sociologia – Recuperação Paralela
Professor Cláudio
1. A Sociologia
surgiu no século XVIII, na Europa, durante a Revolução Industrial. No entanto,
em solo brasileiro ela só se desenvolveu em outro período, diante da necessidade
de se compreender a realidade de nosso país. Em que período isso ocorreu?
A_(__)_No início do século XX, com a industrialização e os
conflitos oriundos dessa transformação social.
B_(__)_No século XVIII, com a necessidade de se compreender
os conflitos sociais entre senhores e escravos
C_(__)_No século XX, com a necessidade de se compreender as
transformações decorrentes da informatização.
D_(__)_No século XIX, com a abolição da escravatura e o
início da utilização da mão de obra assalariada.
2. Os primeiros
sociólogos brasileiros buscavam por meio de seus estudos compreenderem a
realidade social do nosso país. As primeiras questões que se propuseram a
estudar foram:
A_(__)_As questões relacionadas ao Movimento Sem Terra –
MST.
B_(__)_As questões sociais voltadas ao bem estar e
valorização da cultura indígena.
C_(__)_A contribuição do negro à sociedade brasileira e
sobre a miscigenação.
D_(__)_As questões de desemprego e a importância de uma
reforma educacional.
3. O conceito de
miscigenação significa:
A_(__)_Relações não amistosas entre etnias diferentes.
B_(__)_Aceitação e respeito às diferentes etnias presentes
na mesma sociedade.
C_(__)_Convivência conflituosa entre etnias presentes na
mesma sociedade.
D_(__)_Mistura de raças, de povos de diferentes etnias, ou
seja, relações inter-raciais.
4. A democracia
racial significa:
A_(__)_A falsa ideia de que em um país as pessoas com etnias
diferentes não sofrem discriminação e preconceito.
B_(__)_Afirmar que não há preconceito racial, embora este
exista de forma mascarada, mas que ficam evidentes nos índices que evidenciam o
abismo social e econômico existente entre as étnicas em uma sociedade.
C_(__)_O reconhecimento da igualdade de direitos e o
respeito às etnias diferentes, sem preconceito ou discriminação.
D_(__)_O desejo de muitos sociólogos de acabar com os
preconceitos entre negros e brancos por meio da conscientização e da educação
para a diversidade.
5. O mito da
democracia racial é:
A_(__)_Afirmar que existe igualdade entre brancos e negros,
mas que na realidade o que se percebe é o preconceito mascarado, que pode ser
evidenciado nos índices que apontam um abismo gigantesco entre ricos e pobres.
B_(__)_É a diferença social existente entre brancos e negros
apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm
menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social exclusivamente
por causa das desigualdades sociais.
C_(__)_É a diferença social existente entre brancos e negros
apontada em pesquisas que mostram que negros recebem salários mais baixos, têm
menos acesso à educação e menos oportunidades de ascensão social por conta do
preconceito que tem suas raízes na história brasileira.
D_(__)_É a real afirmação da existência de igualdade de
oportunidades, respeito e valorização de pessoas de etnias diferentes.
6. Gilberto Freyre
foi um dos principais sociólogos brasileiros da geração de 30. Em seu livro
“Casa grande & senzala” descreve com objetividade a contribuição histórica
do negro na construção da sociedade brasileira. Foi o primeiro a esboçar o
conceito de democracia racial, baseado em/na:
A_(__)_conflitos inter-raciais que denunciavam a dominação
dos brancos sobre os negros escravizados.
B_(__)_descrições de inúmeras relações amorosas entre
senhores e escravos, que contribuiu para a miscigenação do Brasil.
C_(__)_os senhores atribuíam aos negros tarefas braçais e
subalternas.
D_(__)_inexistência de conflitos raciais com base em
justificativas religiosas.
7. Aprendemos que,
no Brasil, o racismo tem origem histórica. Assinale a alternativa correta sobre
essa afirmação:
A_(__)_O racismo teve seu início no período do
neocolonialismo, quando os europeus criaram justificativas ditas científicas
para a imposição da cultura e do modo de vida europeus às sociedades do
continente africano. Argumentavam que o branco era mais evoluído do que o
negro, portanto, mais humano.
B_(__)_O racismo teve seu início no período da colonização
quando os portugueses perceberam a rentabilidade do tráfico de escravos e da
necessidade de mão de obra nos engenhos de açúcar buscou-se a sustentação
ideológica de que os negros eram inferiores aos brancos.
C_(__)_O racismo teve seu início no período da colonização
portuguesa quando começaram a surgir as primeiras ideologias justificando o
domínio da Europa sobre as demais religiões. Doutrinas defendiam serem os
brancos europeus destinados por Deus e pela história a comandar o mundo e as
raças consideradas inferiores.
D_(__)_O racismo teve seu início no período no início do
século XX, com a disseminação das ideologias nazistas pelo mundo, que defendiam
a superioridade da raça ariana e a exterminação em massa das etnias
consideradas “menos humanas”.
8. São
características de países pobres:
A_(__)_Baixa renda per capta, independência econômica e
tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da
propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos
humanos.
B_(__)_Renda per capta nivelada, dependência econômica e tecnológica,
grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da propriedade
de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos humanos.
C_(__)_Baixa renda per capta, dependência econômica e
tecnológica, grandes desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da
propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos
humanos.
D_(__)_Baixa renda per capta, dependência econômica e
tecnológica, poucas desigualdades na distribuição de renda, má distribuição da
propriedade de terra, altos índices de analfabetismo e desrespeito aos direitos
humanos.
9. É um indicador
que ajuda a saber o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região por
meio da soma dos salários de toda a população dividido pelo número de
habitantes. Quando o índice é baixo, é uma característica de países pobres:
A_(__)_Produto Interno Bruto.
B_(__)_Renda per capta.
C_(__)_Dívida externa.
D_(__)_Inflação.
10. A mortalidade infantil consiste nas mortes de crianças
no primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade
infantil, que consiste nos números observados durante um ano, referido ao
número de nascidos vivos do mesmo período. O índice considerado aceitável pela
Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes a cada mil nascimentos. Em
relação a esse indicador, em países pobres o índice de mortalidade infantil é:
A_(__)_Índice zero.
B_(__)_Índice moderado.
C_(__)_Índice elevado.
D_(__)_Não é indicador pobreza.
11. É uma formulação teórica desenvolvida por intelectuais,
que faz a caracterização dos países como "atrasados" decorrente da
relação do capitalismo mundial de dependência entre países "centrais"
e países "periféricos". Teoria do/da:
A_(__)_dependência econômica.
B_(__)_mito do desenvolvimento econômico.
D_(__)_do estagnocionismo.
C_(__)_subdesenvolvimento.
12. O racismo é percebido e vivido no cotidiano: nos
shopping centers de elite, onde os trabalhadores negros são confinados em
postos de vigias ou faxineiros e raramente empregados em atividades de
atendimento ao público; na programação televisiva, onde os negros/as, quando
aparecem, ocupam as tradicionais posições de subordinação (a empregada doméstica,
o bandido, a prostituta, o menino de rua, o segurança); nas piadas e expressões
de cunho racista sempre presentes nas reuniões de famílias brancas. Sobre essa
temática assinale a alternativa incorreta:
A_(__)_O racismo é um tipo de preconceito que tem origem
histórica, fortalecida principalmente no período colonial, quando os brancos
perceberam o quanto era rentável a mão de obra escrava nas lavouras de
cana-de-açúcar e o tráfico negreiro.
B_(__)_As novelas brasileiras têm um papel importante na
manutenção de ideias discriminatórias em relação aos negros, pois na sua
maioria, são reservados a eles personagens que ocupam baixa posição social.
C_(__)_As piadas e expressões de cunho racista são uma forma
de propagar esse preconceito, evidenciando que, ainda que neguem, as pessoas
não respeitam as diferenças étnicas.
D_(__)_O racismo é um falso problema criado por um grupo
minoritário que não aceita o fato de não existir discriminação racial, mas sim
a desigualdade social pura e simples.
13. O que é o mito do desenvolvimento econômico?
A_(__)_É a ideia que defende ser possível o desenvolvimento
por meio de investimentos em alimentação, saúde, habitação e educação.
B_(__)_São os esforços oriundos de economistas, políticos e
cidadãos em busca de melhores condições às necessidades básicas de toda a
população.
C_(__)_É a falsa ideia de que países subdesenvolvidos
poderão avançar economicamente se seguirem o modelo de desenvolvimento dos
países ricos.
D_(__)_É o desenvolvimento econômico que está atento ao
impacto sobre a natureza, sobre os recursos não renováveis e sobre a poluição.
14. O temo “países em desenvolvimento” é:
A_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um
padrão de vida alto, uma base industrial sólida e um Índice de Desenvolvimento Humano
(IDH) elevado.
B_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um
padrão de vida alto, uma base industrial sólida e um Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) baixo.
C_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um
padrão de vida baixo, uma base industrial sólida e um Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) elevado.
D_(__)_usado geralmente para descrever um país que possui um
padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
15.
15. O desenvolvimento com base no crescimento econômico que
acentua as desigualdades sociais em vez de diminuí-la, aumentando mais o abismo
que separa ricos de pobres é chamado de:
A_(__)_Subdesenvolvimento.
B_(__)_ Desenv. sustentável.
C_(__)_Desenv. perverso.
D_(__)_ Desenv. positivo.
16. Visão evolucionista que, de acordo com as mudanças,
movem as sociedades de um estágio tradicional para um estágio moderno, numa
escala de aperfeiçoamento é chamada de teoria:
A_(__)_do subdesenvolvimento.
B_(__)_da depend. econômica.
C_(__)_ da modernização.
D_(__)_do desenv. perverso.
17. Parte do ponto de vista econômico e das relações
históricas entre os países considerados desiguais. A história é capaz de
explicar a situação atual das desigualdades presentes: os países periféricos
(dominados) vendiam aos países centrais (dominantes) produtos primários e
matérias-primas e compravam produtos industrializados.
A_(__)_Teoria do desenvolvimento perverso.
B_(__)_Teoria do subdesenvolvimento.
C_(__)_Teoria do desenvolvimento sustentável.
D_(__)_Teoria da dependência econômica.
18. Propõe uma investigação mais detalhada do que a teoria
do desenvolvimento. Após a primeira fase de exploração, iniciou-se um novo
movimento que aprofundou ainda mais a dependência desses países. Estes
continuaram a produzir os mesmos bens primários para exportação, mas iniciou-se
o processo de internacionalização da produção industrial. Com isso, os produtos
que eram fabricados nos países desenvolvidos passam a se produzidos nos países
mais pobres, por conta do custo ser mais barato. A mão de obra é mais barata, o
Estado oferece incentivos fiscais e a exploração dos recursos naturais não é
tão fiscalizada quanto nos seus países de origem. A esta explicação chamamos de
teoria:
A_(__)_da dependência econômica.
B_(__)_da modernização.
C_(__)_do subdesenvolvimento.
D_(__)_ terceiro mundo
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