domingo, 28 de fevereiro de 2021

Questões sobre Expansão Marítima


1)UFCE) Dispostos a participar do lucrativo comércio de especiarias, realizado pelos portos do levante mediterrâneo e controlado pelos venezianos, os portugueses buscaram um caminho alternativo. Em 1498, Vasco da Gama conseguiu chegar à Índia:
2)(PUC-SP)

“Quem quer passar além do Bojador,
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”

Fernando Pessoa, “Mar Português”, in Obra poética. Rio de Janeiro,
Editora José Aguilar, 1960, p. 19

O trecho de Fernando Pessoa fala da expansão marítima portuguesa. Para entendê-lo, devemos saber que:

3)(Poli) Os europeus ocidentais, com exceção de alguns comerciantes empreendedores, italianos e judeus, conheciam apenas vaga e fragmentariamente as grandes civilizações asiáticas e norte-africanas. Estas, por sua vez, sabiam pouco ou nada da Europa que existia no norte dos Pirineus e da África ao sul do Sudão (…), e desconheciam tudo acerca da América. Foram os pioneiros portugueses e os conquistadores castelhanos da orla ocidental da cristandade que uniram, para o melhor e para o pior, os ramos diversificadores da grande família humana.

Charles Boxer, O Império Marítimo Português, 1415-1825

Acerca da expansão marítima e de suas conseqüências, podemos afirmar que:

4)(UEL-PR) Para compreender a expansão marítima nos séculos XV e XVI, é necessário considerara a importância da cartografia. Sobre o tema, é correto afirmar que os cartógrafos representaram o mundo:
5)(Fuvest-SP) “Antigamente a Lusitânia e a Andaluzia eram o fim do mundo, mas agora, com a descoberta das Índias, tornaram-se o centro dele”. Essa frase, de Tomás de Mercado, escritor espanhol do século 16, referia-se:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não relacionados com o objetivo do blog serão sumariamente descartados.