segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Orientação Para Trabalhos: História, Sociologia e Filosofia




 



ORIENTAÇÃO PARA TRABALHOS ESCOLARES
                Objetivando tornar a avaliação dos trabalhos escolares  e sua avaliação mais objetiva e imparcial nas áreas de HISTÓRIA, FILOSOFIA e SOCIOLOGIA do Colégio HMS, ficam determinados os critérios para a realização dos mesmos.  Cabe também lembrar que se no início parecerá complicado, a medida em que se estabelece como rotina, a mesma será útil em sua vida acadêmica e profissional mais adiante.
1.       Via de regra os trabalhos são de caráter individual e, eventualmente, em grupo;
2.       As datas de entrega são basicamente improrrogáveis.  Em casos excepcionais pode-se conceder uma tolerância, correspondendo esta porém, a uma diminuição do valor atribuído a este tipo de avaliação;
3.       Os elementos fundamentais de um trabalho são: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia;
4.       O modelo da capa será fornecida oportunamente;
5.       O ÍNDICE reúne as informações referentes às partes do trabalho a ser apresentado;
6.       Já a INTRODUÇÃO consiste na exposição do objetivo ou proposta do trabalho a ser desenvolvido;
7.       A execução do trabalho ocorre no DESENVOLVIMENTO ou CORPO DO TRABALHO.  Nesta parte o aluno apresenta as discussões e explicações  do tema  definido para o mesmo;
8.       Já na CONCLUSÃO, produz-se o encerramento da tarefa.  Esta deve ser não só compatível com a Introdução, como é sempre pessoal;
9.       No item BIBLIOGRAFIA o aluno indica as fontes de pesquisa a que recorreu, tais como livros, jornais, revistas, etc.  No caso de fontes oriundas da internet, é conveniente citar dia e hora para garantir a veracidade das informações consultadas;
10.   Todos os trabalhos devem ser digitados em papel A4 e fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5 para as linhas.  Quando se faz uma citação mais longa (mais de três linhas), a norma exige uma redução do tamanho da fonte para tamanho 10 e um recuo maior do que o parágrafo.  Por exemplo: 
Assim, tomando por base aquilo que foi proposto por Gneisenau:
“Foi então emitida uma diretiva operacional – a de número 17 – que recomendava uma imediata retirada.  A escassez de recursos materiais e humanos tinha levado todo o Exército, e toda a campanha, a um impasse”.
11.   Todas as partes do trabalho, do índice até a bibliografia, inciam sempre uma nova folha;
12.   No caso de acrescentar notas explicativas estas podem ser colocadas no rodapé da página ou ao final do trabalho, entre a Conclusão e a Bibliografia.
Sendo o objetivo de um trabalho escolar a produção de um conhecimento ou o reforço de uma aprendizagem, não é aceitável a apropriação de conceitos e conclusões alheias.  Independente da fonte de consulta, cópia não constitui aprendizagem e configura, quando o aluno de forma consciente copia trabalho de outra pessoa ou transcreve informações sem citação de fonte, uma desonestidade intelectual.
 O aluno recorre a uma fonte de pesquisas e reescreve, com suas palavras, aquilo que entendeu ou achou relevante para o tema pesquisado!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Cláudio de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não relacionados com o objetivo do blog serão sumariamente descartados.