domingo, 24 de junho de 2012

Projeto de Recuperação Paralela 2012 – 2º Ano

HISTÓRIA
  1. Explique o processo histórico que tornou Portugal um país dependente dos interesses ingleses, aí incluindo o Tratado de Methuen (1703).
  2. A economia mineradora propiciou uma dinamização da colônia como um todo.  No entanto ela manteve uma base comum com a sociedade açucareira.  demonstre em quais aspectos houve diferença e em quais houve semelhanças entre elas.
  3. Analise os efeitos gerais da mineração sobre a economia colonial em geral no Brasil setecentista.
  4. Em relação ao início da Revolução Francesa analise os grupos políticos mais importantes na Assembleia Nacional e suas propostas ou interesses.
  5. "Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre."  Essa frase de Diderot nos permite analisar a crítica iluminista ao clero, a monarquia e a nobreza?  Como?
  6. Sobre os movimentos emancipacionistas pre independência, analise as revoltas de 1789, 1798 e 1817 considerando as propostas, os setores sociais envolvidos e seus efeitos.
  7. Analise a importância do Código Napoleônico como um legado da Revolução de 1789.
  8. Relacione as guerras napoleônicas com a vinda de d. João para o Brasil.
  9. Analise e relacione a importância de três atos tomados por d. João entre 1808 e 1810:  os alvarás de Abertura dos Portos, instalação de manufaturas e os tratados de 1810.
  10. De que forma a Revolução Francesa, o período napoleônico e o Congresso de Viena se interligaram para produzir a independência do Brasil?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não relacionados com o objetivo do blog serão sumariamente descartados.