segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Orientação Para Trabalhos: História, Sociologia e Filosofia




 



ORIENTAÇÃO PARA TRABALHOS ESCOLARES
                Objetivando tornar a avaliação dos trabalhos escolares  e sua avaliação mais objetiva e imparcial nas áreas de HISTÓRIA, FILOSOFIA e SOCIOLOGIA do Colégio HMS, ficam determinados os critérios para a realização dos mesmos.  Cabe também lembrar que se no início parecerá complicado, a medida em que se estabelece como rotina, a mesma será útil em sua vida acadêmica e profissional mais adiante.
1.       Via de regra os trabalhos são de caráter individual e, eventualmente, em grupo;
2.       As datas de entrega são basicamente improrrogáveis.  Em casos excepcionais pode-se conceder uma tolerância, correspondendo esta porém, a uma diminuição do valor atribuído a este tipo de avaliação;
3.       Os elementos fundamentais de um trabalho são: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia;
4.       O modelo da capa será fornecida oportunamente;
5.       O ÍNDICE reúne as informações referentes às partes do trabalho a ser apresentado;
6.       Já a INTRODUÇÃO consiste na exposição do objetivo ou proposta do trabalho a ser desenvolvido;
7.       A execução do trabalho ocorre no DESENVOLVIMENTO ou CORPO DO TRABALHO.  Nesta parte o aluno apresenta as discussões e explicações  do tema  definido para o mesmo;
8.       Já na CONCLUSÃO, produz-se o encerramento da tarefa.  Esta deve ser não só compatível com a Introdução, como é sempre pessoal;
9.       No item BIBLIOGRAFIA o aluno indica as fontes de pesquisa a que recorreu, tais como livros, jornais, revistas, etc.  No caso de fontes oriundas da internet, é conveniente citar dia e hora para garantir a veracidade das informações consultadas;
10.   Todos os trabalhos devem ser digitados em papel A4 e fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento 1,5 para as linhas.  Quando se faz uma citação mais longa (mais de três linhas), a norma exige uma redução do tamanho da fonte para tamanho 10 e um recuo maior do que o parágrafo.  Por exemplo: 
Assim, tomando por base aquilo que foi proposto por Gneisenau:
“Foi então emitida uma diretiva operacional – a de número 17 – que recomendava uma imediata retirada.  A escassez de recursos materiais e humanos tinha levado todo o Exército, e toda a campanha, a um impasse”.
11.   Todas as partes do trabalho, do índice até a bibliografia, inciam sempre uma nova folha;
12.   No caso de acrescentar notas explicativas estas podem ser colocadas no rodapé da página ou ao final do trabalho, entre a Conclusão e a Bibliografia.
Sendo o objetivo de um trabalho escolar a produção de um conhecimento ou o reforço de uma aprendizagem, não é aceitável a apropriação de conceitos e conclusões alheias.  Independente da fonte de consulta, cópia não constitui aprendizagem e configura, quando o aluno de forma consciente copia trabalho de outra pessoa ou transcreve informações sem citação de fonte, uma desonestidade intelectual.
 O aluno recorre a uma fonte de pesquisas e reescreve, com suas palavras, aquilo que entendeu ou achou relevante para o tema pesquisado!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Cláudio de Almeida

domingo, 9 de fevereiro de 2014

PRÉ-HISTÓRIA - Paleolítico, Mesolítico, Neolítico (Pedra lascada, pedra polida) Homo evolução

* Este fragmento de artigo é uma transcrição de um texto existente em http://www.portalescolar.net/2011/07/pre-historia-paleolitico-mesolitico.html

"
Pré-História é o período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C.. Período histórico que antecede o aparecimento da escrita e do uso dos metais, e que é reconstituído e estudado por meio da antropologia, da arqueologia, da paleontologia.

Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita.



A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos. O termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.

Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.

Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.".

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ATIVIDADE:
1)Faça uma pesquisa e indique pelo menos três características de cada um dos períodos citados acima (Paleolítico, Mesolítico e Neolítico).

2)Por que segundo o texto, falar-se em "pré-História" está errado?

3)Em casa leia a íntegra do texto e entregue um comentário na próxima aula, por escrito, ao professor.