sábado, 30 de junho de 2012

Trabalho de Sociologia

Atenção galera.....
Vou postar esta semana os respectivos trabalhos de Sociologia.
Então ATENÇÃO!!!!!






Fonte: http://conexaodidatica.files.wordpress.com/2012/02/charge.jpg?w=540&h=387

domingo, 24 de junho de 2012

Projeto de Recuperação Paralela 2012 – 2º Ano

HISTÓRIA
  1. Explique o processo histórico que tornou Portugal um país dependente dos interesses ingleses, aí incluindo o Tratado de Methuen (1703).
  2. A economia mineradora propiciou uma dinamização da colônia como um todo.  No entanto ela manteve uma base comum com a sociedade açucareira.  demonstre em quais aspectos houve diferença e em quais houve semelhanças entre elas.
  3. Analise os efeitos gerais da mineração sobre a economia colonial em geral no Brasil setecentista.
  4. Em relação ao início da Revolução Francesa analise os grupos políticos mais importantes na Assembleia Nacional e suas propostas ou interesses.
  5. "Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre."  Essa frase de Diderot nos permite analisar a crítica iluminista ao clero, a monarquia e a nobreza?  Como?
  6. Sobre os movimentos emancipacionistas pre independência, analise as revoltas de 1789, 1798 e 1817 considerando as propostas, os setores sociais envolvidos e seus efeitos.
  7. Analise a importância do Código Napoleônico como um legado da Revolução de 1789.
  8. Relacione as guerras napoleônicas com a vinda de d. João para o Brasil.
  9. Analise e relacione a importância de três atos tomados por d. João entre 1808 e 1810:  os alvarás de Abertura dos Portos, instalação de manufaturas e os tratados de 1810.
  10. De que forma a Revolução Francesa, o período napoleônico e o Congresso de Viena se interligaram para produzir a independência do Brasil?






Projeto de Recuperação Paralela 2012 – 1º Ano

HISTÓRIA
  1. Relacione a precocidade das navegações portuguesas com a centralização monárquica.
  2. Cite e explique alguns dos imperativos econômicos que conduziram à Expansão Marítima.
  3. Explique como estava organizada a economia colonial espanhola nas Américas, considerando as diferentes formas de trabalho e os principais produtos.
  4. A colonização se fez em função do Mercantilismo europeu.  Diferencie as formas de colonização desenvolvidas entre as áreas de colonização espanhola, portuguesa e inglesa.
  5. "Ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos" Antonil, André João, Cultura e Opulência no Brasil. Belo Horizonte: Ed Itatiaia, 1982, p. 75
    O Engenho de açúcar teve papel decisivo no processo de colonização do Brasil. Com relação a isso:
    a) Quais eram as características econômicas do engenho de açúcar?
    b) Do ponto de vista social, qual o papel do engenho de açúcar nas estruturas de poder da sociedade colonial brasileira?
  6. Acerca das monarquias absolutistas apresente uma definição para o Absolutismo e explique como as diferentes capacidades militares entre França, Inglaterra e Espanha condicionaram a disputa pela hegemonia europeia entre estes Estados.
  7. Em um dicionário histórico, encontramos a seguinte definição: "Contra-reforma - O termo abrange tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os movimentos de Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do século XVI." (DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988) Dê as principais características da Contrarreforma e analise duas delas.
  8.  Discorra sobre os principais fatores responsáveis pela eclosão da grande crise religiosa do século XVI, conhecida como Reforma, a qual deu origem ao protestantismo moderno.
  9.  "Vivo só, com um criado. A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia, há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga rua de Mata-cavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu. Construtor e pintor entenderam bem as indicações que lhes fiz: é o mesmo prédio assobradado, três janelas de frente, varanda ao fundo, as mesmas alcovas e salas. Na principal destas, a pintura do teto e das paredes é mais ou menos igual, umas grinaldas de flores miúdas e grandes pássaros que as tomam nos bicos, de espaço a espaço. Nos quatro cantos do teto as figuras das estações, e ao centro das paredes os medalhões de César, Augusto, Nero e Massinissa, com os nomes por baixo... Não alcanço a razão de tais personagens." (Assis, Machado de. "Dom Casmurro". ln: OBRA COMPLETA. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar Editora, 1971. P.809-10. V.1) "A exuberante e fantástica fachada da cartuxa de Paiva - o monumento da Itália que os franceses mais admiraram -, verdadeira festa de mármores e esculturas, fornece o melhor exemplo da fantasia com que o Renascimento italiano utilizou, por vezes, o vocabulário artístico dos Antigos. Medalhões com os imperadores de Roma ou com reis do Oriente, cenas alegóricas ou mitológicas, grinaldas, pilastras finamente cinzeladas, ramagens estilizadas, aves diversas recobrem a parte inferior que é do fim do século XV" (Delumeau, Jean. A CIVILIZAÇÃO DO RENASCIMENTO. Lisboa, Editorial Estampa, 1984. P.106. V.1) Os medalhões que Dom Casmurro (o personagem narrador criado por Machado de Assis) não compreendia eram ecos remotos do início da Era Moderna. A "redescoberta" da Antigüidade Clássica foi um traço marcante do Humanismo, também caracterizado pela percepção de que o homem tinha o poder de aprimorar a si mesmo e de interferir na natureza e na História. O ideário humanista contrapunha-se diretamente a valores medievais consagrados.
    a) Aponte duas razões importantes para a disseminação do Humanismo pelo continente europeu.
    b) Apresente duas críticas dos homens do Renascimento à Idade Média.

     
  10. "Neste tempo revoltaram-se os camponeses em Beauvoisin. Entre eles estava um homem muito sabedor e bem-falante, de bela figura e forma chamado Guilherme Carlos. Os camponeses fizeram-no seu chefe e estes lhes dizia que se mantivessem unidos. E quando os camponeses se viram em grande número, perseguiram e mataram os homens nobres. Inclusive muitas mulheres e crianças nobres, pelo que Guilherme Carlos lhes disse muitas vezes que se excediam demasiadamente; mas nem por isso deixaram de o fazer." (Texto adaptado de Crônica dos quatros primeiros Valois (1327-1392) in ANTOLOGIA DE TEXTOS HISTÓRICOS MEDIEVAIS.) O documento oferece subsídios sobre a Jacquerie, revolta camponesa ocorrida em 1358 na França, abalada pela Guerra dos Cem Anos, entremeada de crises e epidemias que se propagavam. Com base no texto:
    a) Justifique o caráter antifeudal da Jacquerie.
    b) Cite três grandes calamidades do século XIV.





SOCIOLOGIA




Projeto de Recuperação Paralela 2012 – 9º Ano


  1.     Em 1917 ocorreu na Rússia a 1ª revolução socialista da história.  Identifique a conjuntura internacional em que isso ocorreu e os fatores que possibilitaram sua vitória.
  2. A política de alianças ao invés de impedir a guerra contribuiu para sua expansão.   Explique de que forma isso aconteceu.
  3. Por que os EUA, inicialmente, não participaram da Grande Guerra?
  4. Relacione o resultado da guerra de 1905, entre a Rússia e o Japão, com a revolução denominada de Ensaio Geral.
  5. Compare as propostas políticas de mencheviques e bolcheviques.
  6. Relacione o fim dos impérios alemão, turco, russo e austríaco com o final da 1ª Guerra Mundial.
  7. Comente a afirmação:" A Primeira Guerra deslocou o eixo político-econômico para o outro lado do Atlântico". 
  8. O que foi o Comunismo de Guerra?
  9. Explique o que foi a NEP e em que contexto ela foi adotada.
  10. Explique de que forma ocorreu a tomada do poder e a consolidação do controle de Stalin sobre a URSS.  E suas consequências?

Projeto de Recuperação Paralela - 8º Ano

 
Projeto de Recuperação Paralela 2012 – 8º Ano
  1.  Relacione a expansão do gado com a economia açucareira.
  1. 2.       Explique a presença dos holandeses no Brasil considerando:
                 a)as características da atividade açucareira;
                 b)o papel dos holandeses nesta atividade;
                 c)relacionando o conflito entre a Holanda e a Espanha com as invasões no Brasil.
  1. 3.       Explique por que a administração de Maurício de Nassau permite aliar, ainda que temporariamente, os interesses da Companhia das Índias e dos colonos.
  1. 4.       Com o afastamento de Nassau explique os principais pontos de conflito entre os proprietários nordestinos e os holandeses.
  1. 5.       O que foi a chamada Insurreição Pernambucana?
  1. 6.       Quais os principais fatores que impulsionaram a expansão territorial do Brasil entre os séculos XVI e XVIII?
  1. 7.       Quanto a adoção do sistema escravista no Brasil, explique por que os interesses metropolitanos priorizaram o uso de africanos em detrimento dos indígenas.
  1. 8.       “A escravidão africana não foi inventada pelos europeus”.  Discuta esta afirmação.




9.      

 http://walterlinhistoria.zip.net/images/mapa_escravidao.gif

  1. 10.   “Da produção de tabaco nas capitanias do Nordeste, baianos, pernambucanos e fluminenses se valeram para adquirir escravos na Costa da Mina. Naquelas paragens, além do comércio escravo-tabaco, o ouro levado clandestinamente nas barcas, galeras, bergantins e sumacas era comercializado, muitas vezes junto aos ingleses, aos franceses e mesmo aos holandeses. Na viagem de volta, após um primeiro desembarque em Recife ou em Salvador, seguido de transações comerciais, muitos dos escravos mareavam para o Rio de Janeiro, donde rumavam, alguns deles, para as Gerais. Ouro em troca de escravo. Pagamento à vista ou à prazo. E novamente os circuitos negreiros em que o ouro fluía eram postos na ordem do dia.”  Analise o trecho e explique-o  com suas palavras.