sexta-feira, 30 de março de 2012

Avaliação da atividade desenvolvida

Achei a atividade desenvolvida aqui hj com o 9º ano bastante produtiva...mas gostaria de um retorno, via comentários, se possível.
Muito bem 9º ano

sábado, 24 de março de 2012

Trabalhos na Informática

Completamos uma atividade que consistiu numa oficina para a apresentação de slides sobre a revolução Francesa.
Embora completado, acho que vou fazer uns ajustes no próximo.
tarefa cumprida.

domingo, 18 de março de 2012

Trabalho do 2º ano

A maioria dos grupos fez, de forma satisfatória, a atividade proposta.  Mas lamento que algumas pessoas ainda se comportem como se tudo fosse oportunidade de lazer e "parquinho de diversões".  Mas são estas que depois se apressam a dizer que a aula é isso ou aquilo.
Se em outro contexto e situação se comportam como na sala de aula....então não faz sentido reclamar!

segunda-feira, 12 de março de 2012

A Revolução Francesa sob o prisma dos liberalismos

Simples e eficiente para relacionar as propostas liberais com a Revolução.
http://www.youtube.com/watch?v=ReCcok85Z2M&feature=related


________________________________________________________________
A SOCIEDADE ESTAMENTAL

Trabalho com Revolução Francesa - 2º ano

1- O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". "Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contrarrevolução". [Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política." Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam 
a) a revolução comercial e a reforma protestante.
b) o feudalismo e o liberalismo.
c) a revolução industrial e a revolução francesa.
d) o capitalismo e a contrarreforma.
e) o socialismo e a revolução russa

2- O que era o Terceiro Estado e quais as suas reivindicações durante a Revolução Francesa?

3- Dentre os itens constantes desta questão, um deles não faz parte dos acontecimentos importantes que assinalam a chegada da Idade Moderna. O item é:
a) o Humanismo e o Renascimento.
b) os grandes descobrimentos e a expansão geográfica.
c) formação do Estado nacional.
d) a Reforma e a Contrarreforma.
e) a Revolução Francesa

4- Qual das opções a seguir ordena corretamente a sequência cronológica do processo histórico:
a) Crise do sistema feudal - Liberalismo Burguês - Revolução Francesa - Formação dos Estados Absolutos.
b) Iluminismo - absolutismo monárquico - capitalismo industrial - descoberta da América.
c) Renascimento - capitalismo monopolista - expansão islâmica - mercantilismo.
d) Feudalismo - expansão ultramarina - Reforma - despotismo esclarecido.
e) Capitalismo comercial - Revolução Industrial - colonialismo português - as Cruzadas

5- "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas. Estas observações se aplicam:
a) às Monarquias Constitucionais.
b) ao Despotismo Esclarecido.
c) às Monarquias Parlamentares.
d) ao Regime Social Democrático.
e) aos Principados ítalo-germânicos.

______________________________________________________________________________
INFOGRÁFICO


Questões de Fixação e Esclarecimento - 9º Ano

1-Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.

2-:No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

3-Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), destacamos o(a)
a) nacionalismo sérvio aliado aos interesses do Império Russo.
b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.
c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império Austro-Húngaro.
d) contentamento da França frente à ocupação do Marrocos pelos alemães.
e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no Império Austro-Húngaro.

4-Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que 
a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.
b)A França abriu mão de territórios para que a paz, recém conseguida, fosse preservada;
c) os russos, estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia para a Tríplice Aliança.
d) a Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar, financiada pela França, a invasão da África do Norte
e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolítica da conquista territorial.

5- "Foi em 1994 que acabou o século XIX (...) De 1815 a 1914, a Europa (...) desfrutara um século de paz (...) Nesse século, a burguesia pôde consolidar o seu poder (...) E o imperialismo colonialista ia bem, obrigado, na África e Ásia. A guerra de 1914 caiu como uma bomba NESTE (PARAÍSO)." A 1 Guerra Mundial descortinou uma série de conflitos camuflados neste "paraíso" tais como:
a) a luta pelas terras conquistadas na América e a manutenção do tráfico de escravos.
b) a disputa de mercados mundiais pelas nações européias imperialistas como a Inglaterra, Alemanha e França e a opressão aos movimentos nacionalistas na África e na Ásia.
c) a difusão do movimento socialista em países como a Inglaterra e França com o advento da Revolução Russa.
d) a disputa dos mercados consumidores europeus pelas nações independentes da África e da Ásia.
e) a luta dos americanos e brasileiros pelo controle dos mercados fornecedores de matérias-primas japoneses e africanos.


1ª Guerra Mundial (1914-1918)

http://www.youtube.com/watch?v=vUDsJSOgcIo&context=C49274c7ADvjVQa1PpcFMMhsQoPk5vm8_8cXsXlPTSItnVsOF_zLg=

Esta é uma sequência de fotos sobre a 1ª Guerra Mundial.  O objetivo da exposição e mostrar as condições da luta, as novas tecnologias militares - inclusive o uso de armas químicas - e diferentes flagrantes daquela que foi "A Grande Guerra" até o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939.